15/08/10 Incêndio do edificio Andraus 1972

O edifício Andraus é um conhecido edifício no Centro da cidade de São Paulo que está localizado no distrito da República, na esquina da avenida São João com a rua Pedro Américo. Possui 115 metros de altura e 32 andares, tendo sua construção finalizada no ano de 1962. O edifício foi palco, em 24 de fevereiro de 1972 de uma das maiores tragédias de sua história, com o incêndio ali ocorrido, que resultou em 16 mortos e 330 feridos.
Restaurado, o Andraus abriga hoje repartições municipais e federais.
Incêndio

Causas e prejuízos

A possível causa do incêndio em 1972 teria sido uma sobrecarga no sistema elétrico. O fogo iniciou-se no segundo pavimento e consumiu o prédio, que reunia escritórios empresariais, entre eles os das multinacionais Henkel e Siemens. Hoje recuperado, abriga repartições públicas e é ainda conhecido como "Prédio da Pirani", por à época da tragédia abrigar em seus primeiros andares, térreo e subsolos uma popular loja hoje não mais em atividade.
O fato de o edifício ser lembrado pela catástrofe ali ocorrida não diminui a importância arquitetônica dele, que é um dos mais conhecidos arranhacéus de São Paulo, de grande imponência e forma geométrica inconfundível.

Vítimas

Entre as vítimas fatais, dois executivos da Henkel: Paul Jürgen Pondorf, presidente da empresa, e Ottmar Flick. Também foi destruído seu escritório central. A maioria dos sobreviventes da tragédia, impossibilitados de utilizar as escadas de emergência, optaram por subir ao último pavimento do edifício, onde ficaram até que os bombeiros controlassem o fogo. Foram posteriormente resgatados de helicóptero pelo piloto Olendino de Souza.

Consequências

Transmitido pela televisão em tempo real, as cenas de pessoas jogando-se do alto da construção chocaram o mundo, suscitando as primeiras discussões sobre segurança em edifícios — algo negligenciado até então —, o que foi reforçado com uma tragédia ainda maior, também em São Paulo: o incêndio do edifício Joelma, alugado pela instituição financeira Crefisul, ocorrido em 1974.

Abaixo um vídeo mostrando o momento em que o edificio estava em chamas .


Digg it StumbleUpon del.icio.us

1 comentários:

linkpremiadoblog disse...

Olá ! Muito interessante seu post, ele já foi publicado!

Obrigado por nos prestigiar!

Atenciosamente.

Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br

Postar um comentário

 
Melhor visualização no navegador Google chrome