17/09/10 Meteorito cai em Varre-sai


O município de Varre-Sai, no extremo noroeste do estado do Rio de Janeiro, está tendo a oportunidade de contribuir para o entendimento da formação dos planetas no universo. Especialistas afirmam que ocorreu um fenômeno raro no sabado (19/06), onde um meteoro entrou na órbita terrestre. Este meteoro foi avistado em diversos estados da costa brasileira. O acontecimento pode ser visto a olho nu, por volta das 17:30 hrs. O corpo de bombeiros da cidade de Campos dos Goytacazes recebeu dezenas de denúncias no dia, e também há relatos de que puderam ser vistos indícios do fato nas cidades no interior do Minas Gerais, além de Natal, no estado de Rio Grande do Norte.
Porém, a importância do fato se dá pela descoberta de uma parte do meteorito, encontrada na comunidade de Santa Rita do Prata, distrito do município de Varre-Sai/RJ. O que parece ser, foi à única cidade que conseguiu provas concretas desta atividade astronômica.
A Prefeitura de Varre-Sai está mobilizando em parceria com o IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) e com a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) uma equipe para que sejam feitas novas descobertas no município, além de análise detalhada do material encontrado.
Segundo especialistas, o registro de eventos deste porte não ocorre a mais de 19 anos no Brasil.

Fonte:Portal Varre-sai
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Melhor visualização no navegador Google chrome