29/10/10 Bruxas

E ai galera..hoje fiz um post rapidinho aqui,mais espero que gostem...Feliz dia das Bruxas,rsrs:




Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha e encarquilhada,manipuladora de Magia Negra e dotada de uma gargalhada terrível.
É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma vassoura voadora, ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos. Alguns autores utilizam o termo, contudo, para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia.
As bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média. Um dos métodos usados pelos inquisidores para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Bíblia gigante. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural. Frequentemente as bruxas são associadas a gatos pretos, que dentre as Bruxas Tradicionais são os chamados Puckerel, muitas vezes tidos como espíritos guardiões da Arte da Bruxas, que habitam o corpo de um animal. Estes costumam ser designados na literatura como Familiares.
Diziam que as bruxas voavam em vassouras a noite e principalmente em noites de lua cheia, que faziam feitiços e transformavam as pessoas em animais e que eram más.

À afirmativa de existência de bruxas à forma retratada em registros da Idade Média, incluindo histórias infantis que permaneceram em evidência até os dias atuais, admite-se uma ressalva: elas parecem ter existido apenas no imaginário popular como uma velha louca por feitiços enigmáticos, surgidas na esteira de uma época dominada por medos, quando qualquer manifestação diversa ou mesmo a crença na inexistência de bruxas da forma retratada pelas autoridades clericais era implacavelmente perseguida pela Igreja.
A feitiçaria já era citada desde os primeiros séculos de nossa era. Autores como o filósofo grego Lucius Apuleius, fazia alusão a uma criatura que se apresentava em forma de coruja, que na verdade era uma forma descendente de certas mulheres que voavam de madrugada, ávidas de carne e sangue humanos.
Para os intelectuais, estes acontecimentos não passavam do imaginário popular, sonhos, pesadelos e, assim, recusavam-se a admitir a existência de bruxas. Porém, entre muitos povos não era assim: os éditos dos francos salianos falavam da Estrige como se ela existisse de fato.
Os penitenciais atestavam a crença nessas mulheres luxuriosas. No início do século XI Burchard, o bispo de Worms, pedia aos padres que fizessem perguntas às penitentes, no intuito de descobrir se eram seguidoras de Satã,se tinham o poder de matar com armas invisíveis cristãos batizados.Se sim, quarenta dias de jejum e sete anos de penitências.

No fim da idade média, a igreja se tornou uma importante potência política, econômica e social. O cristianismo se propagou intensamente, convertendo ou destruindo os seguidores de outras religiões. A partir deste momento fundaram o tribunal da Inquisição, julgando e condenando os acusados de "adoradores de diabo", na sua maioria Bruxas outras vezes mulheres inocentes.
Algumas estimativas afirmam que os caçadores de bruxas executaram 10 milhões de pessoas na Europa . Frequentemente as pessoas eram acusadas por falsos testemunhos, já que quem avisasse que havia uma bruxa na região eram bem recompensados. Nem sempre precisavam de provas concretas para a acusação.
Para se obter uma confissão , os acusados passavam por uma série de torturas cruéis que só acabavam quando o acusado confessasse , mesmo ele não sendo praticante da bruxaria , e ainda pediam para apontar pessoas que na maioria das vezes nem eram bruxas , isso era um falso testemunho , muitas vezes as bruxas eram pessoas sábias que ajudavam a comunidade curando pessoas com ervas etc...
Por causa da caça as bruxas daquela época as bruxas tinham que disfarçar seus utensílios mágicos como simples objetos de cozinha: a colher de pau se tornava o cetro , a faca era o atame , a panela era o caldeirão.
Geralmente as mulheres eram acusadas do ato de bruxaria , se elas tivessem manchas estranhas no corpo como sardas , pintas eram vistas como marcas do diabo e elas eram acusadas de serem bruxas.
A maioria das bruxas gravaram em suas mentes o conteúdo de seus livros para que pudessem queima-los e mais tarde quando o perigo passasse reescreve-los , outras esconderam seus pergaminhos.
Digg it StumbleUpon del.icio.us

0 comentários:

Postar um comentário

 
Melhor visualização no navegador Google chrome