13/05/11 Sexta feira 13, O azar é todo seu.

Infelizmente devido algum problema no BLOGGER não consegui postar cedo .seria apenas uma verificação de rotina ou o inicio de uma sexta feira de azar?
Muitas pessoas afirmam que em sextas 13 tudo fica fora do lugar.. muita energia diferente no ar.. seria verdade?
por incrível que pareça este 13 de maio de 2011 torna-se uma data um pouco diferenciada de outras sextas 13 por ser a única sexta-feira 13 do ano. Essa data mítica assombra diversas culturas com lendas e superstições.
Não é fácil explicar o motivo pelo qual muitos temem as sextas-feiras 13. As histórias mais conhecidas envolvem a crucificação de Jesus Cristo, que teria ocorrido numa sexta-feira após uma ceia com 13 pessoas - os doze apóstolos e o próprio Jesus -, e um conto da mitologia nórdica, em que um jantar para doze deuses foi invadido por Loki, o espírito da discórdia, e resultou na morte de Balder, divindade da Justiça.
De volta ao cristianismo, historiadores apontam o 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, como o dia em que o rei francês Filipe 4 declarou ilegal a Ordem dos Templários, cujos membros foram torturados e mortos por heresia.
Além das crenças antigas, a propagação do doze como número completo, utilizado para medir os meses, signos do Zodíaco e tribos de Israel, desvalorizou o 13, cujo medo irracional causado nas pessoas ganhou o pomposo nome de triscaidecafobia - e, no caso do temor da própria sexta-feira 13, parascavedecatriafobia.
Seja qual for a versão oficial, o que importa é que seu efeito assusta e seduz a nossa imaginação. Seu mau agouro serve como inspiração para a produção de filmes e músicas no intuito de entreter e assustar.


O mais famoso representante dessa leva é a série de filmes "Sexta-Feira 13", que conta a história do assassino Jason Voorhees, que após morrer afogado ainda jovem, volta para assombrar aqueles que se aventuram pela colônia de férias Crystal Lake.
Apesar das dezenas de tiros, facadas e machadadas, o deformado psicopata, que esconde seu rosto por trás de uma máscara de hockey, sempre sobrevive para mais uma sessão de assassinatos. A lenda ainda afirma que Jason, não por acaso, nasceu em 13 de junho de 1946, uma sexta-feira.
Não existe estatística que comprove que os nascidos em sextas-feiras 13 são azarados ou potencialmente perigosos, mas a lista de celebridades inclui o escritor irlandês Samuel Beckett, o ditador cubano Fidel Castro e as atrizes gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen.
Entre os célebres mortos na data estão o rapper Tupac Shakur e parte dos tripulantes do vôo Força Aérea Uruguaia 571, que caiu na Cordilheira dos Andes em 13 de outubro de 1972 - a histórias dos sobreviventes do acidente, que tiveram de praticar canibalismo para não morrer de fome, é tema do filme "Vivos", dirigido por Frank Marshall em 1993.
Apesar de ter inspirado bandas pouco conhecidas, como Royal Crown Revue, Wardance, Atomic Rooster e Evil Army, a data foi utilizada pelos integrantes do Black Sabbath para o lançamento de seu primeiro álbum, em 13 de fevereiro de 1970.
Outros que também fizeram uso de sextas-feiras 13 para divulgar seus trabalhos foram o escritor Lemony Snicket, que aproveitou a data para lançar o 13º livro de suas "Desventuras em Série", e a produtora de jogos Capcom, que aproveitou o dia para colocar no mercado o game de zumbis "Resident Evil 5".

    Digg it StumbleUpon del.icio.us

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    \o/

    Postar um comentário

     
    Melhor visualização no navegador Google chrome